dr.Caio Lage
-
PSICÓLOGO CLÍNICO
-
TERAPIA TCC
ATUAÇÃO
Minha prática de atendimento é pela Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), que busca mudar crenças e comportamentos disfuncionais a fim de desenvolver melhores respostas às situações do cotidiano.
A TCC é a terapia que tem mais apoio em evidências científicas, apresentando excelentes resultados para diversos casos, como os de ansiedade, depressão, fobias, e autoestima.
O que mais prezo no meu trabalho é o acolhimento e o vínculo relacional com o paciente. A criação de um ambiente seguro, de confiança e sem julgamentos são essenciais.
Por causa da minha formação no contexto científico, tento guiar a prática clínica, sempre que possível, com estudos e evidências científicas, mas sem perder de vista o âmbito subjetivo do paciente.
Além disso, sou apaixonado por filosofia. Eu acredito que os questionamentos filosóficos são crucias para um maior entendimento pessoal e, por isso, estão sempre presentes nas sessões.
CURRÍCULO
O que é a Psicoterapia?
Psicoterapia
A psicoterapia é um processo de autorreflexão e autoconhecimento, que, através do diálogo, ajuda a pessoa a lidar com crenças, comportamentos, sentimentos, e hábitos disfuncionais.
Por quê?
A psicoterapia ajuda tanto pessoas que estão passando por alguma dificuldade, como pessoas que não estão, mas que gostariam de se conhecer melhor. Em específico, trata casos de ansiedade, depressão, TOC, relações interpessoais, luto, solidão, pensamentos negativos, autoestima, tomada de decisão, entre vários outros.
Para quem?
Qualquer pessoa, independente da idade, sexo, religião, profissão etc., pode desfrutar dos benefícios da terapia. Todos são bem-vindos.
Duração?
As sessões duram em torno de 50 minutos e o período de tratamento da psicoterapia pode durar de semanas a anos, dependendo do paciente e de seus objetivos. Entretanto, na maior parte dos casos, a terapia eventualmente terá o seu fim, fornecendo independência ao paciente.
O que faz um Psicólogo?
-
Ajuda a identificar a causa de determinados problemas psicológicos, emocionais, e comportamentais;
-
Ajuda a criar planos e estratégias para lidar com esses problemas;
-
Ajuda a ver o mundo a partir de outra perspectiva;
-
Escuta atentamente as queixas do paciente;
-
Pode utilizar instrumentos de avaliação psicológica para fazer o diagnóstico de transtornos mentais;
-
Muitas vezes trabalha em conjunto com outros profissionais (psiquiatra, neurologista, assistente social);
-
De forma geral, ajuda a manter sua mente sã.